quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MakeUp Tips: Pincéis de face MUST HAVE

A segunda edição do guia de pincéis saiu um pouco atrasada, mas nele vou mostrar os pincéis que eu acho imprescindíveis para a face.

O primeiro post com dicas de pincéis de olhos vocês podem ver aqui!


Como eu disse no primeiro post, a princípio não vou me aprofundar muito nas marcas e sim nas funções dos pincéis.


Primeiramente, um bom pincel de base promove maravilhas se você não tem muita habilidade para aplicar com as mãos ou se não curte colocar literalmente as mãos na massa para aplicar base.
O pincel duo fiber achatado proporciona uma aplicação bem precisa tanto para bases mais fluídas como as mais cremosas.
Penso que é mais eficiente que o pincel língua de gato, que é o mais conhecido. O segundo é ideal para uma pele mais pesada, pois não espalha tão bem quanto o primeiro. O duo fiber deixa um acabamento mais natural, no sentido da base fundir mais com a pele, e não no sentido de cobertura leve. Fui confusa demais?
Sem contar que a aplicação é mais rápida com o duo fiber, pois os pinceis geralmente são maiores e mais densos que os de formato de língua de gato, que são menores e levam muito mais tempo para o rosto ficar uniforme.

O meu pincel preferido para aplicar base é o Buffing Brush da Real Techniques, mas gosto de aplicar também com as mãos, portanto eu estaria mentindo se afirmasse que pincel de base é um item indispensável pra mim, mas eu sei que é pra muitas pessoas, e certamente você pode ser uma delas.
O F80 da Sigma é um dos mais elogiados pincéis nesse estilo.

Por conseguinte, o de pó.
Esse sim na minha opinião é um pincel must have, porque aplicar pó com esponjinha é tão 1990, pois evita que a aplicação exagerada deixe o rosto com aparência mascarada. 
O pó assenta a base de forma muito mais natural se aplicado com pincel ao invés daquelas esponjinhas que geralmente acompanham os estojos.
Quanto maior e denso o pincel, mais natural será a aplicação. 

O meu preferido também é da RT. Se chama Powder Brush e é imenso e extremamente macio. Deixa a aplicação bem perfeita, como dizem as americanas ~ "flawless".

Também não dá pra viver sem pincel de blush
Os modelos chanfrados são meus prediletos, pois se adaptam bem as maçãs do rosto. Porém, é preciso ter cuidado, pois esse tipo de pincel tende a concentrar a aplicação naquela determinada área, ou seja, um pouco mais complicado de esfumar. Mas com amor no coração e leveza tudo dá certo e você não fará cosplay de patati patatá

O meu queridinho para aplicação de blush é o 168 da M.A.C., ele é menorzinho, o que eu prefiro, já que eu gosto de caprichar no contorno e usar o blush mesmo somente nas maças.

Por falar em contorno, se você usa, não pode deixar de ter um pincel para essa função. 
Não precisa necessariamente ser o da foto acima, que é o mais falado e badalado do momento, o 163 - flat top contour da M.A.C. Esse é específico para contorno das bochechas. 
Mas um pincél de pó menorzinho e até mesmo o chanfrado são substitutos ideais para aplicação do pó mais escuro nessa área.

Eu sou apaixonada pelo Blush Brush da Real para essa função. Gosto de fazer essas adaptações, pois acho que tudo é uma questão muito pessoal.
Além das cerdas que são irregulares, ou seja, não são retinhas como os pincéis comuns, o formato é ideal e pega certinho no contorno da face.

Para iluminar, além daqueles pincéis em formato de vassourinha que são muito comuns para aplicar iluminador, e que eu particularmente não gosto, você pode adaptar para essa função um pincel de pó menorzinho.
Eu gosto do Contour Brush da Real para iluminador em pó e o Sttipling Brush da mesma marca, que é um duo fiber achatado menorzinho para aplicar iluminador líquido, ele é perfeito para aplicar com batidinhas e não manchar a base por baixo.

Por fim, o pincel para corretivos. 
Acredito que a preferência geral é aplicar com os dedos com batidinhas para não acumular, mas quando não se quer sujar os dedos, o pincel de corretivos é super necessário, inclusive para disfarçar manchas e espinhas, que exige uma aplicação precisa. 
Ele deve ser menorzinho e com as cerdas mais curtinhas.
Quando não uso os dedos, gosto de aplicar abaixo dos olhos com pincel de esfumar sombra, pois espalha bem o produto, evitando que acumule. 
Gosto demais do Duo Fiber Eye Brush para isso. 
O pincel língua de gato também é incrível para aplicar corretivo numa área maior, como o triângulo invertido mais claro, naquele efeito Kim Kardashian de iluminação.

E para disfarce de espinhas, opte por um de detalhes menorzinho, você pode até separar um de aplicação de sombras para corretivo.

Acredito que dos seis acima, apenas três são realmente imprescindíveis. O de pó, blush e contorno. A base e o corretivo sempre podem ser aplicados com as mãos/dedos, assim como o iluminador, principalmente na forma líquida.
Mas recomendo ter os seis, pois pincéis são sinônimo de praticidade e economia de tempo.
Com as ferramentas certas, a maquiagem fica mais bonita e mais natural.

Espero ter ajudado, mas tenham em mente que vai do gosto pessoal de cada uma e principalmente do formato de rosto.
Eu, por exemplo, tenho um rosto mais redondinho, então eu vou adaptando os pincéis de acordo com as peculiaridades do meu rosto: o de contorno uso pra iluminar e o de blush para contorno e assim eu vou adaptando as funções de forma a atender melhor as minhas necessidades.
Não existe um manual a seguir, e sim sugestões do que pode ser bom pra mim e pra você também.
Vou tentar fazer um update mais tarde com a foto dos meus pincéis favoritos para ilustrar os pincéis que mencionei.
Qualquer dúvida deixem nos comentários.
Beeijos.

Um comentário:

  1. Adoreeeei o guia :) mto bom para quem quer comecar nesse mundinho é impressendivel um bom kit ! Vc resumiu perfeotamente..tbm dou uma improvisada o de blush e contorno e o de po pequeno da sigma e de blush kkkkk beijinhos... se puder retribuir a visita ficarei mto feliz :)
    Http://ficandolibdaem321.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentem muito!;)